quinta-feira, 3 de maio de 2012

Desafio matemático


Bom dia meninos.

Hoje deixo-vos um desafio matemático para resolverem em família!

Espero que gostem e que possam partilhar momentos divertidos!

Então aqui vai:

Numa viagem ao passado, a «máquina do tempo» levou um grupo de passageiros à Bélgica, terra do Tintim e do cachorro Milu.

Desses passageiros:

·         oito já tinham ido à Bélgica, mas não conhecem o Tintim e o Milu;

·         três conhecem o Tintim e o Milu, mas nunca tinham ido à Bélgica anteriormente;

·         ao todo, dez conhecem o Tintim e o Milu;

·         ao todo, nove nunca foram à Bélgica.Quantos são os passageiros?

14 comentários:

  1. Olá professora,

    Sou a Inês e já resolvi o problema, quer que escreva a solução?
    Beijinho estou com saudades suas, quando é que nos vem visitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês. Também tenho saudades vossas. É uma turma de meninos simpáticos! Olha, em relação à solução, se calhar tens razão... Vamos deixar mais uns dias para os teus colegas pensarem... Depois podem colocar a solução que encontraram... E de seguida digo se está correto!

      Excluir
  2. Olá meninos já podem começar a dar as respostas que encontraram com a família! Beijinhos para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora Cristina!
      Os meus pais ajudaram-me nisto!
      É 24 a resposta? Beijinhos

      Excluir
  3. Olá professora! Eu também tenho saudades suas!
    Já posso dizer a minha resposta?

    ResponderExcluir
  4. O Gonçalo já deu a resposta. Eu também fiz com os meus pais e deu-nos 24. Nós pensamos assim: 8 já tinham ido à Bélgica, mas não conhecem o Tintim e o Milu + 3
    conhecem o Tintim e o Milu, mas não tinham ido à Bélgica+ (10 – 3)
    o total dos que conhecem o Tintim e Milu, menos os 3 que já tinhamos contado + (9 – 3)o total dos que nunca foram à Bélgica, menos os 3 que já contámos antes.
    8 + 3 + 7 + 6 = 24.

    ResponderExcluir
  5. Olá professora, eu fiz o problema com a ajuda dos meus pais.
    o resultado foi este: 8+3+7+6=24

    o resultado final dá 24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Emanuel Lemos Teixeira26 de maio de 2012 às 12:18

      Prof. Elvira:

      Fiz, com o meu pai, um quadro com 4 colunas:
      * 1 para os passageiros que não foram à Bélgica
      * outra para os que foram à Bélgica
      * 1 para os que conhecem o Tintim e o Milu
      * e outra para os que não os conhecem

      A operação de adição que realizei foi: 9+8+10+8=35.

      Por isso, o resultado é de 35 passageiros.

      E foi assim que achei o resultado!

      Beijinhos do

      Tiago (4º L)

      Excluir
    2. Olá Tiago! Obrigada por teres respondido ao desafio matemático! Como deves ter reparado há mais respostas, mas ainda não coloquei o resultado certo, pois estou a ver se mais meninos participam! Depois direi a resposta certa! Beijinhos!

      Excluir
  6. Sofia Peixoto 4ano turma L
    Olá professora Cristina já sei a resposta e da-me 24.
    Tenho muitas saudades !!!!!!!!!!!
    beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Obrigada por teres respondido. Depois darei a resposta. Também tenho saudades vossas! Vamos tentar matar saudades por aqui pelo blog... Beijinhos!

      Excluir
  7. Olá professora Elvira,
    eu e a minha mãe resolvemos o problema e deu-nos 24!O resultado está correto? Espero que sim! Beijinhos.

    LUÍS MAIA

    ResponderExcluir
  8. Olá meninos! Pois é, quase todos acertaram na resposta a este desafio matemático.
    Vou então dar a resposta certa: é 24!
    A Sara e o Jorge usaram estratégias um pouco diferentes, mas chegaram ao mesmo resultado. Como eles já colocaram lá a estratégia, já não preciso repetir!
    Beijinhos e obrigada por terem colaborado!

    ResponderExcluir
  9. Resolvi o problema com o meu pai e a minha mãe
    O Resultado foi esse :
    ( 8 + 3 + 7 + 6 = 24 )

    ResponderExcluir